Sempre tive sérias restrições a existência desse tipo de “torcedor”, sim, caro leitor, entre aspas para explicitar todo meu asco por essa raça infame – Mas depois da minha ida ao Maracanã (com a Isabella e meu amigo Vitor) para assistir Botafogo e São Paulo (Que decepção...) a situação piorou muito.
Foi um lindo espetáculo, mais de quarenta e sete mil pagantes em uma terça feira à noite. Tudo perfeito para um espetáculo memorável! Porém, aí caí no erro de olhar para o setor visinho, onde estava concentrada a Fúria Jovem Botafogo. Gostaria de entender porque Botafoguenses cantam músicas em incentivo a sua torcida e não ao time... Por que torcedores de verdade apóiam os mais nefastos cartolas do futebol brasileiro, como uma das facções do Vasco, que apóia Eurico Miranda? Por que alguém que supostamente vai assistir uma partida do seu clube leva armas e explosivos e marca confrontos pelo Orkut? Essas e outras questões mostram que esses bandidos são tudo, menos torcedores.
A violência que permeia nosso futebol só vai acabar quando esses cânceres forem expurgados e essas torcidas proibidas de existir. Só para ilustrar a gravidade da situação:
Quarta tem Botafogo e Flamengo no Maracanã. A PM não sabe como distribuirá as torcidas, já que, além de separar a Fúria Jovem do Botafogo (isso é nome de outra coisa além de uma gang?) e as torcidas do Flamengo, também precisa separar a Torcida Jovem Fla e a Raça Fla, que estão em pé de guerra. Enfim, sinal de tempos onde o futebol é um negócio, é poder, mas não é esporte...
5 comentários:
Isso sim é um assunto complicado. primeiro não vamos por a culpa nas torcidas, embora algumas delas sejam basicamenteformadas por pessoas que querem disputar se são melhores ou não do que um time qq...se acabarem as torcidas os marginais infiltrados nelas continuarão...e inventarão outro meio para fazer suas extravagancias...existe torcedor quer torce pro time sim, sem ter que matar o outro isso eh um problema social grave, se acabar no futebol começa em outro lugar...num vai ser acabando com as torcidas que a situação vai melhorar não!
http://sacochei.blogspot.com
sou suspeita pra falar de futebol, não entendo muito, (nesse caso, muito = nada), mas me dá revolta essas lutinhas entre torcidas! pior ainda, entre torcidas de um mesmo time, como você disse! tinha que ser o que? o que? flamenguistas! eu, hein, salvas as exceções, essa gente parece até selvagem, lutando por comida, sei lá, ou pela fêmea mais fértil! como nosso amigo Vítor diria, os humanos são mesmo é uns macacões!!!
Beijo, Igor, e até amanhã de madrugada!
p.s.: o jogo ao qual fomos foi numa quarta!
Alô,Igor,Izabella!Sou colega de vocês de faculdade.Quem diria que eu estaria comentando a essa hora em um blog!Legal o tema!Mas eu não concordo contigo quanto às organizadas.Eu não faço parte de nenhuma,e sou da paz!Às vezes eu imagino o futebol brasileiro com a estrutura do futebol europeu.Na Inglaterra,por exemplo,os times costumam cantar músicas populares e peças de musicais,e escolhem uma específica pro time.O Liverpool,por exemplo,canta You'll never walk alone,e é quase um hino pro clube.Eu não sei não!O brasileiro,pra mim dá de mil neles,e as organizadas tem sua importância nisso.Enquanto na Inglaterra a torcida do Manchester City canta "Blue Moon"(pra quem associar,é aquela mesma do Beijo do Vampiro!),no Brasil a torcida se manifesta de acordo com as emoções do jogo.Interage muito mais.As organizadas fazem o papel que o marketeiro querendo fazer o futebol espetáculo tocando musiquinha,e etc.
Só que bem mais interativo.Eu lembro que em um Fla-Flu anos atrás quando o Roger ainda jogava no Flu,e namorava a Galisteu,a Raça,acredito que espontaneamente(não é o tipo de música que se faz premeditadamente),entoôu o grito:
-Geral comeu a Adriane Galisteu!
Pra mim(não por ser obceno.Pessoas menos sacanas acharam muita graça!)
isso faz parte do espetáculo.Eu já vi no Maracanã coisas fantásticas.O Brasileiro sabe,muito mais do que os ingleses,alemães e espanhóis que lotam os seus estádios de assentos acolchoados,bem mais que eles,o brasileiro sabe fazer festa.Talvez por ser sacana(o bom sacana,não é uma citação do mal dito complexo de Gérson).
A violência não tem justificativa,mas o futebol é assim,a gente gostando ou não.Até a violência daqui é diferente da de lá(Europa).A sociedade se projeta nos espetáculos,e o futebol,incluindo a torcida que faz parte do jogo,por aqui é o maior deles.Aqui o pau come,porque é guerra civil.Na Escócia,o pau come porque os torcedores do Rangers são protestantes,e os do Celtic católicos.Na Espanha o pau come porque o Madrid era o time do ditador,e o Barça da Catalunha.
Em Roma,depois de um clássico,toredores do Lázio destruiram o apartamento do Antonio Carlos Zago,que jogava no Roma.Não tem jeito...
A polícia não segura os bandidos no morro.No futebol o sistema se projeta quase que perfeitamente.Só vai melhorar quando a sociedade melhorar.Essa história de Fair Play,cala o verdadeiro torcedor e o verdadeiro grito.A sociedade tem que melhorar,o espetáculo é o espelho.
(Eu sou mais suspeito ainda pra falar de futebol!Amo muito esse Maracanã cheio...)
Vitor! Seja bem vindo! Concordo em parte com o que você falou... De fato essa gozação, essa sacanagem (no melhor sentido possível) é uma característica única, inata no brasileiro. Não tem coisa melhor do que segunda-feira depois de clássico (desde que seu time ganhe, óbvio). Como eu zoei os vascaínos por aquele 4x1 no brasileiro desse ano...
Mas discordo quando você diz que as organizadas estão tão ligadas assim a isso. Basta ver o exemplo recente do pan: em todas as competições que tiveram bom público houve uma festa lindíssima, com músicas diversas sendo entoadas a todo momento.
Torcida organizada serve para marcar briga pelo orkut (vide Botafogo x Fortaleza pelo brasileiro de 2006), para persiguir ônibus de torcidas rivais, para agredir técnicos, jogadores e árbitros, para depredar estádios e arredores... São um bando de vândalos sem amor ao clube. Tudo que querem é uma desculpa para exprimir sua violência e irracionalidade! Eu posso criar ótimas músicas para torcida, você também... Mas nós dois não podemos entrar com bombas de fabricação caseira no Maracanã, porque não é de nossa índole...
tackling joseph gairdner semesters eamy adar serum ngpg despite copies prompted
semelokertes marchimundui
Postar um comentário